Amigos da Janela nos procuraram para apontar a semelhança no conceito da nova campanha do aplicativo iFood, criada pela AlmapBBDO, com posteres criados pela Artplan, em 2014, para seu cliente, a pizzaria Domino’s.
As peças da Almap imitam os vídeos de receitas que estão inundando as redes sociais, só que, no final, o prato não fica como o esperado. As telas finais, então, perguntam: “Deu errado? Peça pelo iFood.”
Acontece que a campanha de Domino’s já havia seguido um caminho similar. Nas imagens da esquerda dos cartazes eram mostrados os pratos como a receita prometia. Nas da direita, o que deu a tentativa. Na assinatura, a pizzaria dava seu recado “Não tem problema. A gente salva você.”
As peças da Artplan, contam os mesmos amigos da Janela, concorreram em Cannes e chegaram a ser reproduzidas na 5a. edição da Archive de 2014.
A campanha da AlmapBBDO é assinada por Henrique Del Lama e Fernando Duarte. A da Artplan, por Augusto Correia, Henrique Louzada, Leonardo Marçal e Pedro Rosas.
É óbvio que a Almap — a agência mais premiada do Brasil — não precisa copiar ninguém. Na opinião desse colunista, foi mais uma coincidência infeliz pelos criativos das duas agências terem trabalhado na mesma linha de raciocínio de para que serve um serviço de delivery.
O que o leitor acha? Responda lá no Facebook da Janela.